quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Amolecedores x Removedores - Porque essa escolha é tão importante para as suas unhas

 Já perceberam que no mercado existe os "amolecedores" e os "removedores", certo? Os amolecedores, em sua grande maioria, em creme, sempre mais hidratantes. Os removedores, são mais aquosos, meio transparentes (ou totalmente), e também liquido ou em gel. E o porque você vai escolher o amolecedor, já que o removedor é muito mais rápido? É simples, a composição do removedor pode danificar - e muito - as suas unhas, cutículas e a sua saúde.



O uso constante - ou só o primeiro uso - de removedores é bem característico. Pesquisei mais a fundo, e quis trazer para vocês o porque não pode usar "removedores" e sim "amolecedores" de cutículas. 


Porque removedores podem ser perigosos?


Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH - U.S. National Library of Medicine) - os removedores de cutículas (líquidos ou em cremes), usado para remover o excesso de pele em volta da unha, podem até mesmo usar um envenenamento, no caso de alguma ingestão, pois possuem dois ativos "venenosos" em sua composição.

  • Potassium Hydroxide (Hidróxido de Potássio)
  • Sodium Hydroxide (Hidróxido de Sódio)
Ambos são cáusticos. O "Sodium Hydroxide", por exemplo, é conhecido como "soda cáustica" - já ouviram falar, né? Então, imagina: Você tem todo trabalho de cuidar das unhas, cutículas, hidratar, esmaltar... para aí, usar soda cáustica!

Alguns dos sintomas de envenenamento causado pelas substâncias:

  • dor no peito;
  • diarreia;
  • baba;
  • dor nos olhos e vermelhidão;
  • formação de úlcera e diminuição da visão - caso em contato com os olhos.
  • entre outros;
"Meu Deus, Usei/Uso, e agora?"

Muita calma nessa hora! Não é do dia para a noite que as suas unhas vão ficar fracas e a sua pele ressecada (a não ser que você faça contato com os olhos) - O uso contínuo do produto fará com que as suas unhas e cutículas fiquem danificadas. Outro fator importante é: O Tempo! O tempo que você deixa o produto na sua pele e unhas vária de acordo com a concentração da substância na fórmula do produto.

Muito mais seguro - e com resultados melhores - um algodão úmido envolvendo os dedos com amolecedor hidratante e pronto. Sabe aquela frase: "A pressa é inimiga da perfeição?" - Pois pode ser mesmo.

Se você já tem problemas de unhas fracas, com ondulações, etc, e mesmo quem não tenha - e que sofra das agressões do dia a dia (mudança de temperatura, contato com a água e produtos de limpeza, etc) Imagina colocar soda cáustica diretamente na matriz? Na raiz das unhas, onde elas nascem? Nem pensar.

Como Escolher?


Aí você me pergunta: "Marcia, não sei o que eu tenho em casa/salão! Não está escrito amolecedor/removedor!".

Leia a composição! Se nele constar "potassium hydroxide" ou "sadium hydroxide" - (já vi produtos com os dois componentes!) você saberá que se tratará de um removedor. não se baseie apenas no que está escrito com letras garrafais, leia as letrinhas pequenas, pois o INCI name que conta! Já vi rótulos com "amaciantes"  e, na composição, "sodium hydroxide" - a soda cáustica.

São pequenos cuidados e conhecimentos como esses, que livra você e a sua saúde de danos, muitas vezes, até mesmo irreversíveis.



Então é isso, não esquecem de comentar o que acharam do post e se já sabiam disso. Um big mega beijão, e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário