segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Tudo que você precisa saber sobre condicionador

 De todos os passos do cronograma capilar, o condicionador é sem dúvidas o que mais requer atenção. Afinal, ele é tão importante assim? Há quem diga que tem o cabelo oleoso e nem chega perto desse produto. Há quem tenha cachos e não dispensa o condicionador até a hora de pentear. Mas como saber a real importância e a forma de uso desse produto que parece tão básico? Eu conto isso e tudo mais nessa postagem.





O que é um Condicionador?


O Condicionar, é o que usamos depois do Shampoo para equilibrar o PH dos fios e trazer de volta a selagem das escamas que se abrem quando é lavado o cabelo. Ele também pode ser usado para tratar e reter as águas dos fios, devolvendo os nutrientes necessários., repondo proteínas e várias outras substâncias que se perdem nos fios no dia a dia. O Condicionador forma uma espécie de camada protetora na fibra capilar, ajudando na manutenção da saúde dos cabelos. Ele também dá brilho, reduz o frizz, além de aumentar a flexibilidade, elasticidade e facilita na hora de pentear e desembaraçar os fios. Com tantas coisas, já podem ter certeza que ele é muito importante para os fios.

Condicionador e Máscara: É tudo a mesma coisa?


Com certeza não, como já expliquei, o condicionador é deixar os fios em perfeita condições após a lavagem ou tratamento. Ele pode ter ou não ter o poder de tratar os fios, mas mesmo que tenha diversos benefícios, não é responsável pelo tratamento mais profundo. As máscaras são responsáveis pela reposição profunda de nutrientes e proteínas essenciais, com fórmulas pensadas para agirem por um tempo de pausa e, depois serem enxaguadas por completo. As máscaras têm um tempo de intervalo entre uma aplicação à outra, para que não causem saturação de ativos na fibra capilar. Já os condicionadores (e devem) ser utilizados sempre, em cada lavagem. Dependendo do tipo do seu cabelo, e da máscara que tem disponível, pode fazer a substituição do condicionador por ela. Mas atenção: Certifique-se que a máscara não seja muito concentrada e tenha efeito condicionante (aquele efeito molinho na hora do enxágue, sabe?), para não correr o risco de ficar com as cutículas abertas. Algumas máscaras são apenas para tratamento e pedem condicionamento após o enxague, justamente para fechar as escamas.

Condicionador: Como utilizar corretamente?


A utilização do condicionador é bem simples, mas para entendê-la, vamos para o passo a passo:

  • Molhe bem o cabelo antes de passar o shampoo, aplique o produto nas mãos e as leve ao couro cabeludo (sempre no couro cabeludo), massageando-a sem utilizar as unhas.
  • Passe o shampoo pela segunda vez e remova o produto totalmente na hora do enxágue.
  • Com uma toalha, remova o excesso de água. E depois aplique o condicionador no comprimento dos fios, sem encostar na raiz.
  • Massageie bem o produto e depois o deixe descansar pelo tempo indicado na embalagem do produto.
  • Enxágue o cabelo todo, sem deixar resíduos, se isso acontecer o cabelo pode ficar opaco, pesados e secos, dependendo da fórmula.

Qual o melhor condicionador para mim?


 A dica mais importante é: você deve identificar as características do seu cabelo, e é claro, as condições exatas que se encontram: é alisado ou colorido? São cabelos naturais? Quimicamente tratados? Tem cabelos oleosos? Enfim, deve conhecer de fato o seu tipo de fios. Existe o condicionador para cada tipo de fio, sabia? Veja Só:

Tipos de Cabelos


  • Cabelos finos e lisos: Dê preferencia para os que escreve no rótulo: "para cabelos lisos e sem volume". Esse tipo de produto, além de proporcionar hidratação na medida certa (sem deixar os fios pesados e oleosos), também contem ativos que doam muito mais volume aos cabelos;
  • Cabelos secos ou quimicamente tratados: Quem não dispensa o uso de calor diretas ou indiretas, ou que tem os fios visivelmente danificados, deve apostar em produtos com uma dose extra de nutritivos e que tenham consistência mais espessa. A dica é para encontrar, no rótulo do produto, a indicação "para cabelos secos e danificados".
  • Cabelos Danificados: Quem tinge ou faz escova regularmente deve dar atenção ao rótulo: "para cabelos danificados, extremamente secos e/ou quimicamente tratados". A regra também serve para quem tem cabelos crespos e cacheados que ficam ressecados ao extremo. O uso diário desse produto ajuda a devolver a saúde dos fios, trazendo o cabelo de volta a vida. Geralmente, em sua fórmula também constam diversos agentes emolientes e nutritivos, como óleos e manteigas, vitaminas e proteínas básicas;
  • Cabelos Normais: Se o seu canal tem a aparência saudável, com ph balanceado e sem frizz excessivo, é possível que seja um cabelo normal. Se você não faz nenhum procedimento químico e raramente utiliza fontes de calor (babyliss, chapinha e secador),  provavelmente a sua fibra capilar já é naturalmente cheia de brilho. Nesses casos é recomendado usar condicionadores "para cabelos normais". que contém o essencial para manter a saúde dos cabelos, sem pesar ou deixar oleoso, mas também sem ressecar as pontas e o comprimento.

O Meu cabelo oleoso precisa ser condicionado?


Sim, com certeza! Engana-se quem pensa que o condicionador é só para quem tem cabelos ressecados, cacheados, crespos, etc... Todos os cabelos, mesmo os oleosos, precisam receber o produto depois do shampoo, principalmente se for shampoo antirresíduos. Como já falei, o condicionador fecha as escamas do cabelo que foram abertas pelo shampoo. Com isso, ele evita que os fios percam nutrientes, resseque e se desequilibre. Por isso, obte condicionador leve para o seu tipo de cabelo. geralmente os produtos com ação adstringente e refrescante são os mais indicados. Lembre-se sempre de evitar a raiz na hora da aplicação. Ele irá reparar o comprimento e selar as pontas dos fios, o que te dará mais vida e movimento. O condicionador é o real responsável para o cabelo ter mais maciez e brilho no cabelo. O produto deixa os fios mais fáceis de pentear, evitando as quedas de fios pela força de escovas e pentes. Consequentemente, ele ele também evita a eletricidade estática, que causa o frizz e os fios arrepiados.

Dá para lavar o cabelo só com o condicionador?


Sim, se você é atenta a tendências e técnicas para cuidar das madeixas, já deve ter ouvido falar da ténica Low Poo. A técnica, inicialmente é indicado para cabelos cacheados, elimina os shampo que contenham sulfatos da rotina capilar. É nesse momento que os adeptos encontram no condicionador um grande aliado, já que a higienização dos fios será feito através do co-wash. Co-wash significa "lavar com o condicionador" e sugere exatamente isso: a limpeza dos fios utilizando apenas este produto. Porém não pode usar qualquer um: apenas aqueles que não possuem petrolados, parafinas, óleos minerais ou silicones em sua composição servem para realizar a técnica. Nesse caso, os agentes emolientes promovem a higiene e, diferentemente do shampoo, retiram apenas o que está em excesso, sem ressecar o cabelo ao lavar diretamente, interessante, né?



Então é isso, espero que tenham gostado, e comentem, qual é o seu condicionador preferido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário