sábado, 3 de outubro de 2020

Como retirar o esmalte corretamente?

 Uma pergunta que com certeza já foi feita por pessoas que pintam a unha regularmente, é: Como tirar o esmalte sem acetona? Se você gosta de manter as unhas coloridas e a mão bem feita e abusa das diferentes cores de esmalte que estão no mercado, você provavelmente sabe que alguns restinhos de esmalte sempre fica no canto da unha mesmo depois de retirar o esmalte. Dessa forma, a acetona se tornou o mais popular removedor de esmalte.



Porém a acetona é um produto muito perigoso - para as pessoas que o utilizam e para o meio ambiente. A acetona é um solvente sintético, podem causar irritações nos olhos e no nariz. Além disso, a acetona pode tornar as unhas mais frágeis e quebradiças com o tempo.


Se inalada em altas concentrações, a acetona pode causar vários problemas de saúde como dor de cabeça, náuseas, vertigem, sonolência e até perda da consciência. Ao entrar diretamente em contato com a pele pode causar ressecamento e inflamação, o que explica os diversos problemas na cutícula ao ser aplicada para retirar o esmalte. Por esses tantos motivos, a acetona não pode entrar diretamente em contato com a pele.


Se para a pele o efeito é negativo, para o meio ambiente é bem pior. No ar, os gases liberados pela acetona reduzem a concentração de oxigênio, tornando o ambiente potencialmente tóxico e asfixiante. Em contato com a água traz o efeito negativos para as plantas e para a vida animal aquática, já que não é um material de fácil degradação, além de contaminar o lençol freático quando derramado sobre o solo.


Quais as outras formas de tirar o esmalte sem a acetona?


Removedores


Seja para retirar esmaltes ou unhas artificiais, é importante ter em casa um produto de qualidade para remover todos os requisitos adequadamente sem danificar as suas unhas naturais. Nem todos os produtos para as unhas que estão disponíveis no mercado são realmente inofensivos para elas. Na verdade, devido à falta de conhecimento, é normal que muitas mulheres adquiram itens que prejudicam muito a saúde e a beleza das suas unhas e, consequentemente, as suas mãos.

Os esmaltes para unhas não são só importantes para manter as unhas bonitas e uma boa aparência nas mãos, mas fornecem cuidados e ajudam no fortalecimento das unhas, por isso é tão importante utilizar produtos de qualidade e segurança. O mesmo vale para removedores de esmaltes e unhas, pois é preciso muito cuidado na hora de retirar o item artificial sem prejudicar a unha natural. Removedor de esmalte sem acetona, tem vários benefícios:

  • É feito com base no acetato de etilo.
  • Serve para as unhas artificiais e unhas naturais.
  • É melhor para as unhas e para pele porque não é tão forte.
  • Precisa de mais tempo para remover o esmalte porque são necessárias mais passadas de algodão embebido.
  • Geralmente contam com proteínas e vitaminas que melhoram a aparência das unhas.
  • Remove todo tipo de esmalte e unha.
  • Tem aroma agradável.
  • É inflamável.
  • É o removedor certo se você tem um esmalte comum, pele e unhas frágeis, e possui tempo para remover o esmalte com tranquilidade.

Solução Caseira


Existe diversas outras maneiras de tirar o esmalte sem apresentar riscos para a sua saúde e para o meio ambiente. Tome cuidado com os materiais "livres de acetona", como citados nos rótulos de algumas marcas, já que produtos similares e de mesma composição também pode ser prejudiciais para a sua mão e para a sua saúde. Por isso, não se esqueça de sempre consultar o rótulo ou um especialista no assunto.

Existe diversas soluções caseiras, que, livre da acetona e de outros produtos nocivos e perigosos, e removem o esmalte das unhas de forma eficiente e eficaz, feitas com ingredientes baratos e que você provavelmente encontra algum armário da sua casa. A mais simples e igualmente eficaz à acetona leva:

  • 2 colheres de sopa de álcool etílico e 1 colher de açúcar refinado.
Para tirar esmalte sem acetona, misture os ingredientes citados acima e, antes de deixar o açúcar dissolver completamente na solução do álcool, molhe um pedaço de algodão nessa mistura e, com movimentos circulares e uniforme, aplique sobre as unhas até que o esmalte seja completamente removido. Nessa solução o açúcar realiza uma função mecânica. Com o atrito direto do esmalte, remove toda a tinta aplicada sobre as unhas enquanto o álcool se dissolve. Caso a região fique um pouco ressecada devido à presença de álcool, uma simples aplicação de uma pequena quantidade de hidratante faz com que a sua pele fique como antes.

Antisséptico e muito meno0s tóxico e menos agressivo que a acetona, o álcool é muito usado em diversos outros métodos de higienização. Optando por não tirar esmalte com acetona você contribui não só para a sua saúde, mas também pela diminuição do impacto ambiental e pela preservação da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário